Como assim levantados do ch​ã​o? - Teatro 2014

by Teresa Gentil

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Ocupar 05:26
2.
Sophia 02:40
3.
Inenarrável 07:32

credits

released August 19, 2021

OMO ASSIM LEVANTADOS DO CHÃO
Uma criação de Carlos Marques e Susana Cecílio

Vistos de longe os trabalhadores rurais parecem formigas, a caminho de ocuparem as terras, tal como o José Saramago os deixou, Levantados do Chão. Mas, se nos aproximamos, não são formigas, não, como assim?

Criação e Interpretação Carlos Marques e Susana Cecílio | Texto Miguel Castro Caldas | Composição Musical Teresa Gentil | Dispositivo Cénico e Iluminação Nuno Borda de Água | Design de Comunicação Susana Malhão | Fotografia e Vídeo promocional MaxR |Gestão de Projecto e Produção Carla Pomares

COMO ASSIM LEVANTADOS DO CHÃO é um espectáculo de teatro que parte do fim do romance Levantado do Chão de José Saramago, no qual os trabalhadores rurais do Alentejo se levantam do chão, à data de um 25 de Abril. E nós perguntamos, como assim, levantados do chão, pois passados estes anos ficámos sem entender a metáfora, e é também do romance Levantado do Chão que é dito, à laia de mito, que se terá consolidado o saramaguiano estilo de narrar. É pois, a partir do encontro com essa voz de narrador que nos faz arriscar a viagem sobre o inenarrável, a nossa vida, portanto, o destino daqueles trabalhadores rurais que ocuparam as terras e perderam a aposta, a terra que doravante ficou inculta, o “falhámos a vida, menino” do João da Ega (de “Os Maias”), enfim, sobre o que ainda precisamos de escrever sem sabermos narrar. Se Saramago traça geografias de desigualdades e injustiças incrustadas no tracejado latifundiário do Alentejo através da divisão social entre duas classes fundamentais do capitalismo – patrões e trabalhadores –, COMO ASSIM LEVANTADOS DO CHÃO fala metaforicamente de “outras esquinas” do capitalismo. Passaram-se 34 anos da edição da obra e 40 sobre o 25 de Abril. A festa de Abril está esbatida e continuamos numa procissão para lado incerto. Nessa procissão ainda estão os Mau-Tempo e outros de quem não sabemos os nomes, mas conhecemos as vidas.

license

all rights reserved

tags

about

Teresa Gentil Lisbon, Portugal

Composer, performer and researcher. She is currently a PhD candidate in ethnomusicology (Nova Un.-Lisbon) and a research fellow (FCT). She composes for orchestra, theater, musical theater, cinema and dance. She published five albums and was honored with the Zeca Afonso Prize, awarded by CM Almada and Labjovem – Music and Theater Prizes, awarded by the Azores Government
(FOTO - Gustavo Dinis)
... more

contact / help

Contact Teresa Gentil

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Teresa Gentil, you may also like: